Palmilhas Posturais

Palmilhas Personalizadas para Corrigir sua Coluna, Pés e Pisada!

Promova o reequilíbrio do corpo através de
palmilhas exclusivas, feitas por especialista e de modo artesanal.

Conheça a Podoposturologia

Palmilhas posturais elaboradas conforme sua necessidade

Avaliação Podopostural

Durante a avaliação são observadas variáveis posturais estáticas e dinâmicas. Desse modo é feita a prescrição e o tipo de palmilha para cada paciente.

Entenda Melhor

Baropodometria Computadorizada

O exame de baropodometria é feito para diagnosticar desde a forma como uma pessoa apoia os pés na superfície até posturas corporais inadequadas que podem prejudicar ossos, músculos, tendões e articulações do corpo todo.

Como funciona

Confecção da Palmilha

As palmilhas posturais são confeccionadas com material específico para o contato contínuo dos pés, são resistentes, resilientes e confortáveis. Feitas para serem usadas em qualquer calçado fechado durante as atividades cotidianas ou nos esportes.

Saiba mais

Benefícios e Indicações

Na confecção das palmilhas posturais incluímos os elementos podais que estimulam os neurosensores das plantas dos pés resultando na correção da postura através do sistema nervoso central.

Mais informações

Avaliação Podopostural

Durante a avaliação podopostural, o fisioterapeuta observa a postura do paciente a partir do apoio de seus pés com o chão, tanto de modo estático (com paciente em pé e parado) quanto dinâmico (com o paciente caminhando, correndo ou em sua atividade esportiva).
É neste exame clínico que se identifica (de forma mais precisa) todos os desvios posturais, identificando assim o que é causa e o que é consequência da postura que cada indivíduo apresenta e sua relação com o sintoma apresentado.
Para promover a correção da postura posiciona-se materiais de diferentes densidades e tamanhos em regiões específicas na sola dos pés que fornecerão informações ao sistema postural. Como resposta, o corpo produz um reequilíbrio por reações reflexas corrigindo a postura.

Baropodometria Computadorizada

O exame com a plataforma de Baropodometria Computadorizada é um complemento da avaliação podopostural pois auxilia o fisioterapeuta durante sua avaliação. Seu software consegue analisar as alterações podoposturais e mensurar com precisão o apoio dos pés no chão, o equilíbrio e desequilíbrio e outros detalhes tanto com o paciente parado quanto durante as fases da marcha (caminhando sobre a plataforma).
Outros benefícios de se utilizar o Baropodômetro como auxílio durante a avaliação podopostural são os laudos gerados pelo equipamento, além do comparativo "antes e depois" de iniciar o tratamento com as Palmilhas.

Confecção das Palmilhas

As palmilhas posturais são utilizadas no tratamento de alterações de postura e dores articulares de membros inferiores e coluna. Através de sua ação proprioceptiva, fazem com que a distribuição da carga seja dividida de forma correta por toda a planta do pé, melhorando e normalizando os estímulos do Sistema Nervoso Central que controlam a dor, equilíbrio e postura.
Este tipo de palmilha é exclusiva, ou seja, é personalizada e feita sob medida de forma artesanal, permitindo assim que atue de forma ainda mais eficaz ao longo do tratamento.Os materiais que compõem cada palmilha são divididos basicamente em 3 partes:

A base da palmilha que é um material mais rígido, que estará em contato com o calçado e é utilizado para colar os elementos.

Os elementos que são materiais semelhantes ao EVA, porém com maior resiliência e durabilidade. São de diferentes tamanhos e formatos de acordo com a região do pé onde será utilizado.

cobertura, que devido ao tipo de material sua função vai além de simplesmente "cobrir" a palmilha, mas também deixar mais confortável o contato com os pés e consequentemente fazer com que se possa utilizar por mais horas seguidas, inclusive durante as atividades físicas.

Tipos de Palmilhas

Palmilhas Posturais

Mais Sobre as Palmilhas Posturais +

As palmilhas posturais (também chamadas de proprioceptivas) atuam fazendo com que a distribuição da carga seja dividida de forma correta por toda a planta do pé, melhorando e normalizando os estímulos do Sistema Nervoso Central que controlam o equilíbrio, a postura e consequentemente as dores.

Indicações +

Geralmente são mais indicadas para:

  • Pés planos (pé chato) e cavos;
  • Esporão calcâneo;
  • Fascite plantar;
  • Metatarsalgias;
  • Neuroma de Morton;
  • Dores lombares devido a alterações mecânicas originadas no pé;
  • Dores nas articulações de quadril, joelho e tornozelo;
  • Diferenças de comprimento dos membros inferiores;
  • Pés diabéticos;
  • Melhora do conforto durante caminhada ou prática esportiva.

Palmilhas Esportivas

Mais Sobre as Palmilhas Esportivas +

As Palmilhas Esportivas (também conhecidas por termomoldáveis) são uma ótima opção para atletas e praticante de atividade física, pois além de melhorar o conforto durante sua atividade esportiva, reduz as chances de desenvolver lesões, principalmente nos pés.

Para cada modalidade esportiva existe uma palmilha específica, que leva em consideração a sobrecarga e os principais pontos de pressão exercidos nos pés durante a execução daquele esporte.

Benefícios +

Os principais benefícios e efeitos:

  • Aumentar a área de contato onde a descarga de peso é feita;
  • Melhorar a performance através do maior conforto proporcionado pela palmilha e densidade, diferente da postural;
  • Diminuição do Gasto Energético;
  • Prevenção das lesões associadas ao gesto esportivo.

Benefícios

De modo geral, as palmilhas  são confeccionadas com intuito principal de auxiliar no tratamento das alterações posturais, inclusive este tratamento pode atingir "resultados até mais rápidos" quando combinado com outras técnicas, terapias ou exercícios, como o "famoso" RPG (clique aqui para saber mais), através de exercícios de Pilates ou Yoga ou ainda em Treinamentos Físicos específicos (realizados com supervisão de um profissional qualificado), e muitas outras técnicas que existem e estão surgindo através dos vários estudos nesta área.

De maneira simples e objetiva, o tratamento Podopostural tem conseguido aliviar dores e tratar patologias do aparelho locomotor, ou seja, coluna, pernas, joelhos, tornozelos e pés, em milhares de pacientes ao redor do mundo.

 

Quem pode se beneficiar do uso das palmilhas?

Crianças (a partir de 7 anos, mas pode variar dependendo da Patologia a ser tratada), jovens, adultos e idosos com dores em geral, principalmente nos pés (sola dos pés, esporão, dedos dos pés e joanetes), pernas, joelhos, quadril e coluna.
Quem busca correção das alterações posturais como pé plano, pé cavo, diferença no comprimentos dos membros ("perna curta"), escoliose ou ainda para prevenção de lesões.

Também é utilizada por atletas (profissionais e amadores) afim de evitar sobrecargas e lesões "mais comuns" de cada esporte, além de proporcionar aumento do desempenho esportivo pelo "efeito colateral" promovido pela melhora global da postura.

Indicações

· Dores Lombares, Torácicas e Cervicais
· Alterações mecânicas: Pés Planos e Cavos, Calcâneo Varo e Valgo; – Hálux Valgo (joanetes)
· Espondilolisteses
· Dores na planta dos pés
· Dores no quadril
· Artroses
· Esporão de Calcâneo
· Metatarsalgias
· Neuroma de Morton
· Periostite (canelite)
· Fraturas de Estresse
· Tendinites (Patelar, Pata de Ganso e de Calcâneo)
· Pés Diabéticos
· Escolioses
· Cifoses
· Diferença de Membros Inferiores (Perna Curta)
· Cefaléias (dores de cabeça)
· Distúrbios de circulação dos membros inferiores
· Síndromes musculares e das membranas fasciais (que envolvem os músculos, tendões, ligamentos e ossos)

Especialista

Marcell G. Borsari

Fisioterapeuta especialista em Podoposturologia (escola francesa), RPG (Reeducação Postural Global), Traumato-Ortopedia e Desportiva, Quiropraxia e Liberação Miofascial, Pilates solo e Aparelhos e Spiral Taping (mod. avançado).

Desde 2007 atuando com Correção Postural. E desde 2009 nas áreas de Podoposturologia, Exame de Baropodometria computadorizada (BaroScan) e Confecção de Palmilhas Posturais.

Marcell G. Borsari Fisioterapeuta

Artigos